Como dimensionar uma Rede de Ar
Hoje a Loja Schulz vai orientar Como Dimensionar uma Rede de Ar.
Um Compressor pode facilitar muito diversas atividades industriais e profissionais, mas para garantir a eficiência nos resultados, é necessário saber dimensionar e utilizar corretamente seu equipamento.
Cada compressor de Ar tem uma funcionalidade diferente. Por isso o processo de Dimensionar Uma Rede de Ar é tão importante. Antes de começar, vamos ver algumas dicas para facilitar a vida de todos os usuários.
Dica 1 – use a mesma unidade de medida
É de extrema importância ao Dimensionar a Rede, adotar a mesma unidade de medida. Normalmente, são utilizadas as seguintes unidades:
- Kg/cm² (Quilograma por centímetro quadrado) para dimensionar a pressão do Compressor de Ar;
- Pcm (Pés cúbicos por minuto) para consumo.
Para Dimensionar um Compressor de Ar de forma correta, o primeiro passo é definir a pressão máxima e mínima e o volume de ar que atendem o sistema e posteriormente, todas as ferramentas utilizadas.
Se quiser se organizar melhor, pode realizar uma planilha utilizando parâmetros como: tipo de ferramenta, consumo, fator de carga e pressão de carga.
Como Dimensionar uma rede de ar
Aprenda Como Dimensionar uma Rede de Ar em seis rápidos passos.
Passo 1 – Calcule o ar consumido
Para Dimensionar A Rede de Ar o primeiro passo é saber quanto ar comprimido será utilizado. É importante saber que esse cálculo deve ser feito corretamente. Estimar abaixo do valor real que será consumido pode resultar em um investimento pouco eficiente. Caso o cálculo seja feito com um valor muito acima do utilizado, você acabará investindo muito mais do que necessita. Por isso Dimensionar o Compressor de Ar é tão importante.
Existem no mercado, diversos softwares que realizam o cálculo de forma coerente, para otimizar os resultados.
Passo 2 – Saiba quais equipamentos irá utilizar
Os equipamentos pneumáticos devem ser listados e a pressão de trabalho deles deve ser identificada e levada em consideração ao realizar o Dimensionamento da Rede de Ar.
Passo 3 – Leve em conta os vazamentos e perdas de carga
Ao calcular o ar que será utilizado é importante considerar um valor para perdas de carga e vazamentos.
É claro que vazamentos e perdas não são comuns numa rede de ar bem instalada, mas valores como 0,1 bar para pequenos incidentes é uma boa escolha na hora de Dimensionar uma Rede de Ar.
Passo 4 - Saiba qual sua necessidade de ar comprimido
É importante definir qual a qualidade do ar comprimido que você necessita ao realizar o Dimensionamento de uma Rede de Ar.
Se for utilizar seu Compressor De Ar para pinturas, por exemplo, o Ar Comprimido é mais seco e deve ser isento de óleo. As Ferramentas Pneumáticas necessitam de demandas diferentes de ar.
Passo 5 – escolha um compressor de Ar eficiente
Assim que souber exatamente quais serão suas necessidades, o passo seguinte para Dimensionar sua Rede de Ar é escolher o Compressor de Ar adequado e os possíveis acessórios, como secadores de ar, purgadores eletrônicos, filtros de linha, etc.
Aqui na Loja Schulz você tem ajuda de técnicos treinados diretamente pela Schulz, a maior fabricante de compressores de ar da América Latina.
Possuímos Compressores de Ar para os mais diversos usos e necessidades. Para saber mais clique aqui.
Passo 6 – Escolha o material adequado
Para Dimensionar uma Rede de Ar corretamente, é necessário saber quais os pontos de consumo e requisitos para definir o Layout e material adequado da tubulação.
Mais dicas sobre Instalação de Compressor de Ar clicando aqui.
Produtos Relacionados
-
Compressor de Ar de Pistão PRO CSV 10 / 110L
Sob Consulta -
Compressor de ar de Pistão MAX MSV 20 / 250
Sob Consulta -
Compressor de ar de Pistão Fort MSWV 60 / 425 - Motor Aberto
Sob Consulta -
Compressor de ar de Pistão Isento de Óleo MSV 12 / 100
Sob Consulta -
Compressor de ar de Pistão Isento de Óleo MSV 6 / 30
Sob Consulta -
Compressor de Ar de Parafuso SRP-3015 Compact
Sob Consulta